domingo, 6 de dezembro de 2015

Incompatibilidade da ROM do TK90X

Eu já havia descrito esta incompatibilidade na edição nº 11 da revista Jogos 80, mas não tinha feito um levantamento de quantos e quais softwares eram afetados.


O CI 9128B  é a ROM original que equipa o meu TK90X-02. Quando tentei carregar os demos do AY Demos vol. 1 da minha divIDE, notei que ocorria alguns problemas. Um deles, de fácil solução, era que em algumas situações aparecia a mensagem de erro R - erro de leitura. Bastava limpar a memória com o comando NEW e carregar de novo o programa. Embora eu não saiba de fato a origem do erro, não me importei tanto por ser fácil de se contornar.

Um erro que aparentemente não pode ser contornado é devido à ROM do TK90X. Sua incompatibilidade passou despercebida porque, na época que eu estava convertendo os programas para disquetes Beta, o meu TK90X-01 estava com uma mod de seletor de ROM ZX/TK. A imagem da ROM do TK90X na verdade não era original, mas do TK95 com modificação na tela inicial. De forma enganosa, não acusava incompatibilidade com os programas.

Agora, com a ROM original, pude constatar do referido disco que os demos Ekologik e Pondlife acabam resultando em crash. Tenho que voltar a testar diversos programas com esta ROM para ter uma estatística confiável de incompatibilidade. Ficará claro até que ponto o chaveamento de ROM Spectrum é uma necessidade para rodar os programas.

Irei reorganizar as planilhas dos programas adaptados para Beta, com os novos testes que irei realizar. Entretanto irá demorar um certo tempo e peço a paciência de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.