sábado, 13 de fevereiro de 2016

Incompatibilidades na coleção AY Demos

Depois de testar 120 demos em 14 discos da coleção AY Demos, dá para se fazer uma estatística sobre o número de programas incompatíveis com o TK90X.



Coloquei as informações obtidas até o momento numa planilha que pode ser baixada pelo leitor. Lá é possível conferir com detalhes a compatibilidade de cada programa. Este documento explica o significado de cada coluna da planilha.


Um dos maiores culpados pela incompatibilidade é a ROM do TK90X, pois dos demos analisados, 24 praticamente se tornam inúteis (20% dos programas) e 1 roda mais da metade (Neogen) até travar. Em todos estes demos o problema está relacionado com a rotina de interrupção em modo 2, usada para sincronizar o som do PSG AY-3-8912. Talvez algo semelhante ocorra em jogos com som para Explorer, porém ainda não cheguei a investigar. Por outro lado, é de se esperar que esta fonte de incompatibilidade seja menos importante em demos e jogos com som apenas beeper ou sem som.

Já a ROM do TK95 não é assolada por este problema pois, a rigor, somente Misha Megademo é incompatível, cujo problema é facilmente resolvido modificando o BASIC. Apesar da planilha listar Infarct como parcialmente incompatível, a causa não é a ROM pois, aparentemente, deve-se às diferenças nas temporizações dos computadores brasileiros. Pode-se dizer que a Microdigital conseguiu resolver o problema mais grave nesta versão da ROM, baixando a incompatibilidade de 20% para 0,8%.

Outra fonte de incompatibilidade é a frequência de geração de quadros de vídeo (frame rate) de 60 Hz (no Spectrum é 50 Hz), que afetam 11 programas (9,2%) e, destes, 4 (3,3%) tornam-se praticamente inúteis. O Megalomania trava na 3ª parte, mas um POKE remedia a situação. A melhor forma de evitar este problema é uma mod no hardware. Em jogos, apesar dos 60 Hz poderem alterar efeitos de vídeo e som, pelo que eu saiba somente o Comando Tracer acaba travando.



Há ainda a incompatibilidade da porta 254, responsável pela leitura do teclado, que afeta somente um demo, o Megalomania. Pode ser contornada com modificação no programa.

Por fim, uma incompatibilidade bizarra é do Pondlife com a Multiface 1. Por alguma razão, uma das partes faz a leitura da porta 159, paginando a ROM do periférico e travando o demo. Desconheço outro programa, exceto jogos protegidos contra cópia, que dá problemas com a M1.

Nesta investigação não busquei por demos incompatíveis com certas versões da Explorer. Não procurei também por demos 128 K, pois mesmo que o TK90X tenha TKMEM-128, geralmente não funcionam bem por falta do vídeo secundário.

Por fim, ainda há outras coleções (AY Games, Beep Demos) que merecem ser analisados futuramente.

4 comentários:

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.