quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

TK105 (TK95 + TKMEM-128)

Ficou faltando dizer o motivo de todo o trabalho para fazer um conector de expansão interno para o meu TK95. Não postei mais cedo porque queria fazer uns testes antes.


Meu plano era de embutir uma TKMEM-128 no TK95, tornando-o um computador com 128 KB de RAM. Eu já estava pensando nisto quando montei uma expansão desta no padrão Conecta+2.


Coloquei a placa da TKMEM no conector de expansão interno. Embora a placa fique presa com a pressão exercida  pelo cabo flat em direção da lateral do gabinete do computador, fixei-a provisoriamente com uma fita crepe até uma solução definitiva. Se bem que soluções definitivas tendem a ficar semipermanentes.


Testei com jogos 128 K como Rodland, Dragon Ninja 128 e Hudson Hawk e funcionou perfeitamente.

Agora, com os 128 K de memória, o meu computador tornou-se TK105 por ser mais do que um TK95, porém ainda não chega a ser um TK128 (faltam o som AY, o BASIC 128 e o vídeo secundário). Penso em acrescentar uma Explorer ou Melodik futuramente.

8 comentários:

  1. Legal!! Gostei dessa ideia!!! Pq nao chama-lo de TK100,ou TK128,ou TK950????

    Qto ao Basic 128,vc acha mesmo necessario implanta-lo???

    PS: Sobre aquele meu projeto,ainda aguardo um retorno por e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal do Basic 128 é o fato de poder digitá-lo letra a letra, com muito mais fluidez... Eu comprei uma TKMen128 do Luccas e pedi que ele colocasse a rom do 128 (que estava dando alguns conflitos em alguns TK´s) do projeto original. Aqui funcionou tudo direitinho. ;)

      Excluir
    2. Existe versões da ROM do 48 onde pode-se digitar comandos letra por letra, basta gravar e substituir internamente. Provavelmente foram feitas visando emuladores.

      Excluir
    3. Vc sabe se é possivel pegar um desses arquivos .rom e "queima-los" numa ROM para uso no TK?? Digo isso porque eu tenho uma do Zx Spectrum 48 em que se pode digitar letra a letra direto.

      Excluir
    4. Desculpem pelo meu post. Nao tinha visto o post do trucco,que ja esclareceu minha duvida. :-)

      Excluir
    5. Quanto ao número de versão, eu quis manter o final 5 (95→105). Mas o nome TK128 já tinha sido usado pelo Jorge Braga, e foi mantido pelo Victor e Ernani em seus clones do Spectrum 128.

      Excluir
  2. Ficou show de bola - Ótima ideia.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho, feito com muito capricho, parabéns!
    []s
    Daniel

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.