terça-feira, 1 de março de 2016

Fontes chaveadas de 9 V e 1 A

Eu tinha mencionado brevemente nesta postagem, que adquiri estas fontes bem baratas.


Pequenas, leves e com tensão constante de 9 V e corrente de até 1 A, pareciam ser as fontes perfeitas para o TK90X. Mas seriam mesmo? Desparafusei a caixa de uma delas, mas não abria de jeito nenhum. Tive que forçar com martelo e formão e finalmente consegui abrir. Pelo jeito, além de ter os parafusos, a caixa plástica estava colada.


Gostei do que vi. A entrada é protegida com varistor, fusível e uma bobina com enrolamento duplo para filtrar transientes. O acabamento e a montagem parecia ser bem feito.


As soldas estavam muito bonitas, não havia aparentemente soldas frias. Pelo que deu para notar, havia isolamento entre a parte de alta tensão e a saída de baixa tensão, inferido pela presença de um transformador isolador amarelo e um optoacoplador para fazer a realimentação da saída para a entrada. Este isolamento é particularmente importante tanto para a proteção do usuário, como dos nossos preciosos equipamentos. Se houvesse algum risco da tensão da rede ir para a saída, não iria ligar o TK numa fonte dessas.

Eu não abri a outra fonte, mas acredito que seja idêntica. Estas fontes complementarão a fonte de PC e o Power TK, com vantagem de ser bem portátil, ideal para levar aos encontros. Pelas medições de consumo que fiz, consegueriam alimentar o TK90X e uma interface de drive.

3 comentários:

  1. Olá, eu poderia comprar qualquer fonte de 9v 2a do mercado livre sem medo, fazendo a adaptaçao do plug P2 de força para um TK 90x ?

    ResponderExcluir
  2. [RY] Já tentei fazer isso com fonte de 2A, nem ligou.

    ResponderExcluir
  3. Acho que é questão de qualidade da fonte, uso uma chaveada 9V/1A e funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.