domingo, 8 de maio de 2016

African Trail Simulator para Beta v. 2

Mais um jogo para TK90X com música para Explorer adaptado para disco Beta.

Eu gosto muito de usar disquete físico com o meu TK90X, mas como quase a totalidade dos programas comerciais foram feitos para fita cassete, têm que ser convertidos. Embora haja muitos programas adaptados, eu prefiro fazer as minhas próprias conversões por várias razões. Uma é porque eu gosto de explorar o carregamento de fitas e de converter para o disco; a outra é porque não sei até que ponto as conversões feitas por outras pessoas são confiáveis (já tive dissabores com jogos crackeados de diversos computadores clássicos). Nas que eu faço, deixo uma documentação detalhando o procedimento realizado. Além disso, posso fazer a adaptação do meu jeito. Prefiro manter o máximo do carregamento original da fita, como por exemplo a presença da tela de carregamento. Também tomo cuidado para não alterar por demais o conteúdo da RAM, para que não vire um problema depois.

Voltando ao African Trail Simulator, é um jogo de corrida de moto de longa duração no estilo Paris-Dakar. Na parte superior da tela há a visão lateral do piloto na moto que, apesar de monocromático, é bem desenhado com sprites relativamente grandes e um interessante efeito de scroll em paralaxe no plano de fundo em relação ao solo. Na parte inferior da tela há na esquerda indicadores de informações da corrida, no centro uma visão aérea do percurso e, na direita, quadro de mensagens. O som durante a corrida é do motor da motocicleta, mas há uma boa melodia para Explorer na tela de apresentação. De um modo geral, considero muito boa a apresentação deste jogo.

Eu não posso dizer o mesmo da jogabilidade. Ter que aliar a visão lateral com a visão aérea é bastante confuso, a aceleração e a distância percorrida não me parece realista e tem ocorrido muitas quedas, sem motivo aparente. Provavelmente eu não entendi bem os controles, mas o manual do jogo tampouco esclarece a respeito. Como não consigo jogar minimamente este jogo, fica difícil de emitir um juízo adequado, a não ser dizer que foi uma experiência frustrante. Peço aos leitores que tiverem melhor sorte para relatar sua experiência nos comentários.

Para baixar os arquivos Hobeta que devem ser salvos em num disquete ou em arquivo TRD, acesse este link.

5 comentários:

  1. Professor, a titulo de curiosidade. É complicado fazer o contrário? Digo, pegar uma img TRD (geralmente feita pra rodar em Scorpion e Pentagon) e transformar em TAP pra rodar em um ZX Spectrum 48 ou 128??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver em BASIC/DOS não seria tão difícil. O problema é quando está em linguagem de máquina, pois não é fácil de se encontrar documentação sobre rotinas da ROM da Beta 128. Encontrei algumas coisas esparsas na Internet, mas desconfio que a maior parte deve estar em russo ou eslovaco.

      Excluir
    2. Eu ja tentei usando o TRD2TAP (Beta para Tap) e DSK2TAP (+3 para TAP). Mas ha certas modificações que devem ser feitas na mão.

      Excluir
    3. E por falar em conversões,eu não achei até hoje os aplicativos do Spectrum convertidos para Beta 48/128.

      Segue abaixo:

      3D Construction Kit (Somente fita e +3)
      3D Game Maker (Somente fita e +3)
      The Quill (Somente fita)
      P.A.W (Existem versões para +3 +D e Microdrive).

      Porque não houve conversões desses softwares???

      Excluir
  2. Obrigado pelo feeedback (professor e Beepoyo). :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.