quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Softfile (Plansoft)

Ontem recebi do meu amigo BrancoRP2000 os arquivos TZX resultante da digitalização da fita do programa Softfile da Plansoft.

Crédito da foto: BrancoRP2000

O problema é que toda tentativa de carregar o programa resultava na reinicialização do TK90X, então foi me pedido para tentar investigar o problema. Ao analisar o programa BASIC inicial, notei que não havia nenhuma instrução CLEAR para ajustar o RAMTOP. Entretanto a parte em código de máquina, carregada logo após, sobrepõe o topo da RAM BASIC e, por consequência, acaba corrompendo a pilha da máquina. Portanto bastaria definir o RAMTOP num endereço anterior ao início do código de máquina em 57328 antes de carregar o programa, com CLEAR 57327. Feito isso, a tela inicial aparece e o programa funciona normalmente.

O programa é o banco de dados Masterfile traduzido para o português. A informação foi obtida por Garretimus com o próprio autor da tradução do programa e manual. Uma rápida pesquisada no Datassette me fez encontrar o referido manual. Nele, encontrei as instruções para fazer o CLEAR antes de carregar o programa. 🙂 Mistério resolvido.

Na fita ainda vem um exemplo de dados gerados pelo Softfile. Além de alguns registros contendo informações básicas, aparece uma lista de softwares que, aparentemente, fazia parte do catálogo da Plansoft.

Atualização: o arquivo zip contendo o programa e materiais adicionais pode ser acessado neste link.

2 comentários:

  1. Cada vez mais vai aparecendo os SOFTs que utilizamos no passado, parabéns ao Branco pelo trabalho e Parabéns a vc Flavio por depurar todo esse sistema e mostrar pra nós!!! obgd!!!

    ResponderExcluir
  2. Como se faz a gravação em formato TZX ??

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.