segunda-feira, 23 de abril de 2012

Feliz aniversário, Speccy!

Exatamente há 30 anos atrás, no dia 23 de abril de 1982, a Sinclair Research Ltd. lançou no Reino Unido o lendário computador ZX Spectrum, conhecido carinhosamente pelos admiradores como Speccy.

ZX Spectrum (fonte: Wikipédia)


Se o antecessor, o minimalista ao extremo ZX-81, foi um grande sucesso a despeito de suas óbvias limitações, o Speccy acabou se tornando "o computador definitivo" da Sinclair. Entre as novidades destacam-se a grande quantidade (para a época) de RAM (16 ou 48KB), tela de alta resolução com cores, produção de som (o famoso BEEP de 1 bit), aperfeiçoamento da linguagem BASIC e tratamento de fitas cassetes bastante sofisticado. 

Para a legião de programadores que iniciaram sua formação nos modelos Sinclair anteriores, o Speccy foi sem dúvida a plataforma óbvia para progredirem no seu trabalho. O número muito grande de programadores domésticos que surgiram eventualmente impactaram a indústria de software, e em especial, a de jogos. E, o resto, é uma longa história... Digno de nota é que a Sinclair não conseguiu posteriormente repetir o grande sucesso atingido por este produto.

Para nós, brasileiros, o Speccy se materializou na forma de um clone conhecido como TK90X, fabricado pela Microdigital no auge da lei da Reserva de Mercado de Informática.  Apesar de ter surgirdo como um tipo de "filho bastardo", não podemos deixar de reconhecer a sua importância na história da microinformática do país, além do grande carinho que até hoje tem recebido de seus fiéis fãs.

Em tempo:

1) o World of Spectrum fez uma página especial de atualização nesta data;
2) o Google do Reino Unido fez uma bonita homenagem (agradecimentos ao José Roberto pela informação);


3) Postagem no Slashdot a respeito da data.
4) A BBC fez uma entrevista com Rick Dickinson e Richard Altwasser, responsáveis pelo projeto que culminou no Spectrum.

2 comentários:

  1. Puxa vida já são 30 anos, preciso ligar meu TK90x pra matar a saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, quer dizer que você ainda tem um TK90X? Eu também possuo o meu até hoje e de tempos em tempos ligo nem que seja para ver um demo.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.