sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mod de saída A/V no TK90X (parte 2)

Conforme prometido, estou postando agora o meu procedimento de modificação no áudio do TK90X, de modo a ser compatível com a entrada A/V dos televisores modernos.

Novamente ressalto que eu não dou garantias sobre os procedimentos descritos, antes de fazer qualquer coisa peço para ler os termos sob os quais publico informações no blog Cantinho do TK90X. 

Como foi visto anteriormente, para a saída de vídeo foi empregado o conector RCA já existente na saída RF para TV, mas ficou faltando o áudio. Eu busquei utilizar um conector já existente no TK90X para a saída de áudio, no caso o jaque J2 mono do conector EAR para gravador cassete. Para não perder esta conexão para o gravador, coloquei um jaque J2 estéreo no lugar do mono original da entrada MIC, ligado de forma a disponibilizar ambas as conexões.

O passo inicial é remover o J2 mono do MIC inteiramente. Deve-se dessoldar também o fio que liga um dos terminais do J2 mono do EAR à placa do TK90X, com isto uma ilha da placa de circuito impresso (PCI) ficará vazia, mas será usada mais adiante. O resultado é o mostrado na foto abaixo. 



O jaque J2 estéreo, de cor cinza e cuja foto segue abaixo, deverá se soldado no lugar antes ocupado pelo J2 mono ligado no MIC. 


O terminal superior direito deve ser dobrado para cima, para poder se acomodar na ilha da PCI. No modelo que eu usei tive que cortar um pouco as bordas dos terminais, para que coubessem no orifício. A foto abaixo mostra o resultado.


O jaque cinza tem um terminal ligado à terra e outro à saída MIC. Ainda há um terceiro terminal, fisicamente distante da placa do TK90X, ao qual será ligada a entrada EAR, disponível na ilha vazia situada próximo ao jaque vizinho preto. Eu fiz esta ligação com um pedaço pequeno de cabo blindado, cuja malha foi aterrada com um fio preto. A foto abaixo não permite ver com detalhes o que foi feito, mas serve para dar uma ideia do resultado. 


Usou-se macarrão termocontrátil para isolar eletricamente o cabo. Um fio preto, ligado à malha, projeta-se do isolamento e é ligado à terra, no caso um dos terminais de um capacitor de vidro em formato de tubo verde. Agora este jaque permite ligar ambas as conexões EAR e MIC do gravado através de um plugue P2 estéreo.

Figura adaptada da Wikipédia.
O EAR é ligado na parte 3 do pino, o MIC na parte 2 e a terra na parte 1 (os anéis 4 são isolantes). Pode-se construir um cabo com uma extremidade com P2 estéreo, para ser ligada ao TK90X, e outra extremidade com dois P2 monos, para ligar ao gravador.

Falta ainda ligar a saída de áudio, inicialmente deve-se localizar uma ilha rotulada como TP7 na PCI do TK90X (vide site do Eduardo Luccas). Nesta ilha é soldado o terminal positivo de um capacitor eletrolítico de 10 μF; no terminal negativo, solda-se um cabo blindado até chegar ao terminal vago do J2 mono que era do EAR.


Na foto pode-se notar isolamento com macarrão termocontrátil, e a projeção de um fio preto que está ligado à terra do TK90X, disponível num dos terminais de um capacitor em formato de tubo verde. Este fio faz o aterramento da malha do cabo blindado. Julguei prudente proteger tudo com cabos blindados, para evitar que os sinais interfiram entre si.

O mod está pronto, agora basta ligar um cabo com plugue P2 mono na saída de áudio (antiga entrada EAR), e um com plugue P2 estéreo na entrada/saída para o gravador (antiga saída MIC). A saída de áudio não deve ficar desconectada, para evitar que seja colocada em curto-circuito com o EAR; este é um efeito colateral do tipo de jaque empregado pela Microdigital.

Eu confesso não ter testado EAR/MIC por não possuir um gravador em funcionamento, mas o áudio está perfeito. Um aspecto atraente desta mod é que praticamente não altera o visual externo do TK90X, pois não requer buracos extras no gabinete plástico, nem deixa fios pendurados por fora.

4 comentários:

  1. Flávio, não tinha visto esse seu post ainda, parabéns, principalmente pela grande sacada de usar um jaque estéreo no lugar do mono! Ficou excelente!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prof. Flávio, note que somente haverá curto se você usar o circuito do EAR original na placa. Caso você parta para uma solução similar a TKEar do Victor Trucco, você elimina completamente não só o problema do "curto" como o da dificuldade de leitura usando dispositivos modernos que substituem o gravador K7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tiago, obrigado pela sugestão. No momento eu só tenho carregado programas pela interface de drive IDS-91. Mas quem sabe no futuro eu tente usar uma solução tipo TKEar.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.