terça-feira, 16 de abril de 2013

Gambiarra feia da membrana do teclado

Eu tenho um TK90X que comprei bem barato que passou por alguns problemas e tive que fazer uma reparação, no caso, a substituição do resistor de 1 MΩ e do capacitor de 100 nF ligados ao RESET do Z80, pelo conjunto com 100 k Ω e 1 μF. Logo depois, algumas teclas deixaram de responder.

Um grande problema era que a chapa de metal do teclado, normalmente preso por um adesivo dupla face, tinha sido colada ao plástico. Seria complicado removê-lo e tinha deixado o conjunto de lado. Quando examinei-o novamente, vi que uma parte da placa estava descolando espontaneamente (seria devido ao clima úmido de Curitiba?). Com uma chave de fenda consegui desgrudar a chapa para ter acesso às membranas. Finalmente acabei descobrindo a origem do problema.


Uma parte da membrana plástica estava rompida e, com isso, algumas das trilhas estavam desconectadas. O que o antigo proprietário fez? Grudou mal e porcamente uma fita adesiva em cima, como se pode ver na foto. Não sei como é que chegou a funcionar por certo tempo com essa gambiarra tão mal feita.

Eu tenho algumas membranas disponíveis, por isso penso em substitui-la. Uma alternativa seria o TK-lado do Victor Trucco.

Atualização: este micro foi batizado de TK90X-02.

2 comentários:

  1. La no tabajara labs tem como fazer tinta condutiva com grafite e esmalte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, Alexandre. Penei para encontrar o 'how to' no seu site, até encontrar no link sobre A1-WSX. Eu tive uma tinta condutiva de prata que era boa, mas acabou, assim o grafite seria uma alternativa.

      Infelizmente no caso acima, acho que não tem jeito, pois a própria película de plástico encontra-se cortada.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.