domingo, 18 de agosto de 2013

Uso do TKlado

Tempos atrás instalei o TKlado no meu TK90X e tenho usado normalmente esta configuração. Agora resolvi fazer um teste mais intensivo desta mod.


Eu não vinha usando intensivamente o novo teclado do meu TK90X, pois tenho feito as adaptações de programas no meu PC, usando utilitários e emulador para Linux. O pouco que tenho jogado tem sido com o meu joystick. Só que o botão de tiro passou a não funcionar, o que me motivou a tentar jogar um pouco com as teclas.

No teclado de membrana original do TK90X bastava um leve toque para fazer seu acionamento, porém com as teclas tácteis é necessário fazer um pouco mais de força. Eu estava receoso de que a jogabilidade fosse afetada, porém num jogo tipo shoot'n'up, que faz uso intensivo das teclas, senti que não era tão difícil acionar os controles. Apesar de não ser tão cômodo como o joystick, o uso do TKlado para jogos não fica a dever em relação ao teclado de membrana.

Não se pode negar que é preciso apertar com mais força para a tecla táctil ser acionada. Como efeito colateral, fiquei com um dos dedos doendo bastante no dia seguinte, provavelmente uma consequência da fadiga.

Se no jogo o TKlado se sai bem, na digitação propriamente dita cria um obstáculo maior, especialmente na digitação do BASIC, que faz uso de várias combinações de teclas pouco convencionais (uma das grandes sacadas do Clive Sinclair, apesar de ser odiada por alguns). Pressionar duas ou mais teclas distantes uma das outra de forma simultânea é desconfortável, além de falhar frequentemente.

Não cheguei a testar se o mesmo problema se observa em jogos tipo adventures, se bem que a maioria não requer o uso das teclas shift.

3 comentários:

  1. Flavio, uma solução seria substituir as chaves tacteis por aquelas de borracha, semelhantes às teclas de controle remoto.

    Jader


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho vontade de ver umas chaves dessas para saber como é a sensação de tato. Poderia ser mesmo uma alternativa melhor.

      Eu até tenho um gabinete de TK sobrando para fazer uma nova mod, mas deu tanto trabalho para fazer as furações que não sei quando vou ter ânimo de novo. rs

      Excluir
  2. Alias, o Jader deu uma otima ideia...Hmmmm, pensando! :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.