terça-feira, 17 de setembro de 2013

The Pawn

The Pawn, apesar de ser um jogo somente de texto, requer 128K de RAM e portanto só funciona no TK90X com a TKMEM-128 conectada.


Raramente tenho comentado sobre adventures que sejam de texto apenas. Que eu me recorde, só falei sobre Amazônia e Serra Pelada. A tela do jogo é a seguinte:


A adaptação para disco Beta apresentou algumas dificuldades, devido ao compressor ZX7. A situação ideal seria que o bloco comprimido seja localizado numa área da RAM mas, depois de descomprimido, passe a ocupar um outro local. Porém quando se comprime um bloco muito grande, que ocupa quase toda a memória disponível, certamente uma certa região acaba ficando em comum. Em casos assim deve-se reservar um certo espaço de trabalho; caso contrário, parte do bloco de dados comprimido pode acaber sendo sobreposto durante a descompressão. Normalmente eu reservo algumas centenas de bytes para tal finalidade, entretanto desta vez só obtive sucesso reservando 4 KB. Em futura postagem pretendo aprofundar esta discussão.

Para baixar os arquivos Hobeta, clique neste link. Para ter acesso a outros formatos, examine este subdiretório.

Por fim, uma dica: segundo este manual, existe um esquema de proteção no jogo que exige a entrada de uma senha após certo número de passos. Não deixe de conferir o manual.

2 comentários:

  1. Interessante! Esse jogo tem som AY também? (ainda que seja em algum momento...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pelo pouco que vi, não tem gráficos nem música. Este jogo tem versões para Amiga e PC. Aparentemente a limitação de espaço no Spectrum obrigou a ficar somente no texto. Aliás, parece que o conteúdo da RAM está compactado.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.