quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Agony Megademo (Lodz City coders)

Este é um demo gigantesco, com várias partes.


Agony Megademo é um clássico, com vários efeitos interessantes. Na tela acima e abaixo, há um efeito que aproveita de forma impressionante a borda da tela do TK90X.


O scroller acima foi reproduzido mais recentemente pelo Rotatrix do Einar Saukas. No TK90X em 50 Hz as letras podem ser reconhecidas, embora haja uma distorção na imagem. Já no modo 60 Hz, o efeito é totalmente arruinado.


Há várias telas estáticas com músicas digitais, como a de cima. Embora o PSG AY-3-8912 da Explorer dê certa folga ao Z80 do TK90X, quando trabalha com samples há um grande consumo de processamento, o que justifica a falta de animações quando tais músicas são tocadas.


A animação acima é interessantíssimo, pois simula a curvatura cilíndrica no rolamento dos logotipos da lata de Coca-Cola®. Este efeito realmente é bastante original!


A tela acima é de uma simulação de ray-tracing, técnica que era considerada uma sensação no início dos anos 1990. Logicamente não é feito o cálculo no TK90X, pois seria muito moroso. As telas foram importadas de um C64, se bem que não é certo que os cálculos foram feitos nesse computador; o mais provável é que tenha sido usada uma máquina mais potente.


Por tudo isso e mais, Agony é um clássico que sempre merecer ser apreciado. Para baixar os arquivos Hobeta da reconversão para funcionar nas Beta 48/128, clique neste link.

3 comentários:

  1. Flavio,voce faz a conversao dos games e demos para as Interface Beta usando o compressor ZX7 ??? Voce ja ouviu falar no compressor Bitbuster ?? Ele é usado no programa Snap2Tap,e é possivel comprimir ate 6 games para colocar no microdrive. :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho usado o ZX7 e tem servido para os meus propósitos. Eu sei que existem outros compressores como o Exomizer e o Bitbuster, mas não cheguei a experimentar. A taxa de compressão depende do tipo dos dados, portanto não há como dizer qual programa é melhor.

      Excluir
  2. Bom,o Snap2Tap comprime melhor se for em blank screen ,e neste caso chega a ser possivel colocar 6 games num microdrive de 126k,e um pouco mais num disco do +3. Pena esse programa nao usar o compressor ZX7,seria de bom proveito.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.