segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Megalomania (The Mad Guys)

Este é o demo para TK90X com Explorer que faltava para fechar mais um disco da coleção AY Demos.


Megalomania é um demo composto de várias partes. A primeira já tinha uma incompatibilidade com o TK90X que não permitia avançar quando exibe a tela abaixo, esperando a entrada pelo teclado.


Eu fiz uma modificação para contornar o problema para rodar a primeira parte:


A segunda parte tem um efeito de borda que não ficou bom no emulador em modo ZX Spectrum 48K. Eu não sei ao certo com qual computador foi feita a sincronização do efeito e não cheguei a testar outras configurações.


No TK90X em modo 50 Hz as colunas verticais ficam alinhadas, mas deslocadas para o lado. Em 60 Hz o efeito fica totalmente arruinado.


A 3ª parte, acima, travava imediatamente no TK90X e a causa provável é a incompatibilidade com o modo 60 Hz. Normalmente é difícil solucionar isto, mas neste caso eu consegui com um simples POKE. Numa postagem futura irei mostrar como diagnostiquei e arrumei as incompatibilidades encontradas.


A 4ª parte tem uma música digital que, como se sabe, consome bastante processamento do Z80. Mesmo assim, o autor conseguiu fazer animações em tempo real na tela, por incrível que pareça.


A 5ª parte tem uma animação com um sprinte em fundo de pixels no lado direito e, no lado esquerdo, deve-se pressionar as teclas 1 a 3 para selecionar um figura para exibir.


A última parte tem várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, incluindo uma animação multicolorida no logotipo do topo (X TERMINATOR/TMG) que funciona melhor em 50 Hz.

Megalomania é um excelente demo que não pode faltar à coleção. A nova versão dos arquivos Hobeta, reconvertido para rodar na Beta 128, encontra-se aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.