domingo, 21 de dezembro de 2014

Cowina convertido em diversos formatos

Demorei um certo tempo até conseguir adaptar Cowina para disco Beta 48/128.


Encontrei problemas nos dois maiores programas BASIC (40KB) que também foram os melhores classificados na compo. Estive trabalhando com o Fuse que emula a Beta 128, mas como não deu certo, usei o SpecEmu na configuração TK90X com CBI-95; foi aí que consegui contornar os problemas mas mesmo assim não foi fácil. Superadas as dificuldades, agora os arquivos TRD, SCL, Hobeta e as imagens de fita estão disponíveis neste link.

Há 17 demos inteiramente em BASIC, em ordem inversa de classificação na compo  exceto pelo último (Cowina Endpart) de encerramento do megademo, que ficou em 12º lugar e não respeita totalmente as regras por usar chaveamento de 128K de RAM.



A minha parte, intitulada 'Just Be Friends' com a figura em atributos da Luka Megurine ficou em 7ª colocação.


Os demos melhores colocados, especialmente os de Equinox, Busy Soft, Gasman e Factor6, impressionam pela qualidade. Na mão de programadores talentosos, mesmo a linguagem ZX BASIC não é empecilho para criar demos interessantes. Esta produção pode ser vista no vídeo abaixo:



2 comentários:

  1. Nao consegui adaptar esse demo para o Microdrive,justamente na parte do Equinox. O resto eu consegui. Vou tentar denovo,usando essa sua versão de fita modificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, a Interface 1 gasta mais RAM do que a interface Beta, não deve ser fácil. Boa sorte!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.