quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Mod em filtro de linha

Comprei dois "filtros de linhas" bem baratos. Seu principal atrativo, além do preço baixo, é que as tomadas aceitam os diferentes padrões existentes.


Para mim, por ser usuário de equipamentos de diferentes épocas e origens, tal característica é muito importante. Porém não dá para esperar que o produto ofereça proteção aos equipamentos pois, para começar, o plug de dois pinos denuncia não haver o condutor para a terra.


Pelo preço, eu suspeitava não haver nenhum elemento de proteção, como se pode ver na foto do "filtro de linha" aberto (as aspas são intencionais). Na verdade trata-se de uma simples régua de tomadas com um interruptor dotado de lâmpada interna. As tomadas não são individuais, mas são conetadas por lâminas metálicas que fazem a condução elétrica. Apesar das lâminas serem relativamente espessas, não me parece seguro usar correntes elevadas nesta régua (a corrente máxima especificada pelo fabricante é de 10 A para 127 V).

Esta postagem não é um tutorial para pessoas inexperientes, mas um relato da minha experiência pessoal. Leia estas advertências antes de prosseguir.


Embora não haja nenhum elemento de proteção, há espaço interno suficiente para acomodar alguns componentes, o que me motivou a fazer um mod nesta régua de tomadas para a transformar num filtro de linha. A primeira medida foi soldar um fusível em série para proteção contra sobrecargas. Peguei a única peça de corrente elevada que eu tinha no estoque, de 7 A, que é mais do que suficiente para meu uso.


Envolvi o fusível com macarrão termorretrátil e encaixei o conjunto num pequeno espaço próximo do interruptor.


Em paralelo às saídas das tomadas, liguei um varístor de 20 mm com tensão nominal de 240 V (foto do varístor no destaque). Este componente passa a conduzir se uma tensão superior à nominal for aplicada sobre os terminais, absorvendo o excesso de energia. Agora o filtro está dotado de proteção contra sobretensão.


Também em paralelo, incluí um filtro RC para filtrar transientes de tensão que se sobrepõe aos 60 Hz da rede. Usei um capacitor de poliéster de 100 nF (0,1 μF) e 250 V retirado de sucata e um resistor de 150 Ω e 1 W, que foram soldados em série. Como os fios dos componentes são grossos, eles mesmos providenciam sustentação mecânica.

Embora eu não tenha feito um filtro de linha com proteção de nível profissional, estas pequenas intervenções melhoraram em muito a régua de tomadas que adquiri. Agora resta fazer a mesma coisa na outra régua, mas antes preciso comprar mais fusíveis.

6 comentários:

  1. Show!
    Apesar de não ser um "tuto", com mais algumas linhas ele ficaria um mini tutorial fácil fácil Em um próximo post, claro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo feedback!

      Eu não quis fazer um tutorial para não incentivar pessoas inexperientes a tentar esta mod. Tudo que é ligado à rede, se der errado, pode ser fatal. Além disso, as proteções implementadas não são perfeitas e o usuário tem que ter consciência dos riscos envolvidas.

      Pode ser paranoia, mas para mim, só quem tem qualificação suficiente em eletricidade/eletrônica deveria alterar uma régua de tomadas.

      Excluir
    2. Vendo por esse lado... tem toda razão! :D
      Aquelas letras em caixa alta "NÃO ME RESPONSABILIZO..." tira a culpa. Mas se a consciência for pesar - pois sempre vai ter um maluco inexperiente tentando :) - é melhor não fazer. :)

      Excluir
  2. Show!² :)

    Talvez a única alteração que eu faria seria a inclusão de um suporte para o fusível, para facilitar a troca, como esse:

    http://goo.gl/U4kiOc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo... se houvesse espaço, claro. Só comparando o tamanho do suporte com o espaço da régua para ter certeza.

      Excluir
  3. Pois é, o duro é achar espaço interno.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.