sábado, 22 de janeiro de 2022

Caixinha de fazer loucos

Provavelmente este foi o primeiro projeto que montei de forma completa, incluindo a caixa.

Experiência e Brincadeiras com Eletrônica era uma publicação derivada da revista Saber Eletrônica, centrada em coletânea de projetos destinados a um público novato e mais jovem. Scans dessa coleção podem ser encontrados no Datassette. No volume 10, encontra-se o referido projeto, a Caixinha de Fazer Loucos.

Atrás do título irreverente e chamativo, há um gerador de efeitos sonoros com um número grande de controles que, literalmente, pode deixar o usuário (ou os que estão em volta) completamente louco. Trata-se de um oscilador de áudio com frequência ajustável e que pode ser modulado por um oscilador astável, de frequência ajustável. Com um número grande de potenciômetros e interruptores, a variedade de sons que podem ser gerados é enorme.

Acima está o chapeado da montagem na versão em ponte de terminais, que foi a que eu montei. Na época quem era iniciante usava muito essa técnica, essa ponte de terminais era uma espécie de lâmina de material isolante que acomodava vários terminais metálicos com dois orifícios, aos quais poderiam ser encaixados os terminais dos componentes, que depois eram soldados. Usei bastante essa técnica, antes de adquirir um kit de confecção de circuitos impressos.

E realmente montei o projeto bem completinho, fiz uma caixa com compensado, sendo o painel frontal fiel à sugestão acima da publicação. A única diferença foi o uso de chaves H-H no lugar da que era sugerida no projeto. Na época estava ajudando na véspera das Festas das Nações da minha escola (E.E.P.S.G. Prof. Geraldo Justiniano de Resende Silva em Suzano-SP) e levei o projeto para atormentar meus colegas e professores. Infelizmente depois de um tempo tive que desmontar a caixinha de fazer loucos, pois precisava dos componentes para outros projetos. O que restou foi a diversão e o prazer de aprender e, agora, esta postagem no Cantinho do TK90X.

PS: o mestre Newton C. Braga, autor do artigo original, publicou uma versão mais moderna e com mais recursos em seu site (ART1735).

Um comentário:

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.