segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dessoldagem "de pobre"

Na lista TK90X surgiu uma discussão sobre dessoldagem de componentes. Eu expus o procedimento que adoto, que é fruto de experiência parte minha e parte de dicas dadas por outras pessoas. 


Sem a devida ferramenta, uma dessoldagem em furos metalizados é osso duro de roer. Especialmente no caso de circuitos integrados e conectores com muitos pinos. Eu vou relatar a dessoldagem de pobre, usando somente o ferro de solda e o sugador. 

Eu uso o seguinte procedimento:
  • Use um bom ferro de solda, com ponta fina e boa potência (a minha é de 48 W).
  • Vale a pena usar o protetor de ponta de sugador de solda (camisinha para sugador de solda).
  • Segure com uma das mãos o ferro, cuja ponta deve encostar lateralmente o pino do componente. No lado oposto do pino, com a outra mão, deixe próxima a ponta do sugador.
  • Esquente bem o pino/ilha até a solda fundir. Pressionando levemente o pino, dá para perceber que ele está solto.
  • Em movimentos coordenados com as duas mãos, vá afastando a ponta do ferro e aproximando a ponta do sugador e, no momento certo, acione o sugador. É meio difícil explicar em palavras, mas requer certa habilidade. Se demorar para afastar a ponta do ferro, atrapalha na sucção; se afastar cedo demais, a solda solidifica. Uma fonte de frustração é quando, nessa ocasião, perceber que se esqueceu de armar o sugador previamente.
  • Dificilmente dá certo na primeira tentativa, mas não insista demais num único pino/ilha. O sobreaquecimento pode danificar a placa ou o componente.
  • Numa nova tentativa, coloque um pouco de solda. Parece contra-senso colocar solda novamente, mas por incrível que pareça, fica mais fácil de extrair toda a solda depois. No caso de furos metalizados, faça movimento de vai-e-vem no pino empurrando e soltando (com cuidado!) com a ponta do ferro de soldar. Assim a solda pode penetrar no orifício e se mistura com a solda antiga.
  • Quando parecer que a solda foi bem removida, verifique se cada pino está solto empurrando levemente com uma chave de fenda. Se algum pino estiver preso ao furo, tente desprender com um leve toque da ponta aquecida do ferro. Se não conseguir, coloque solda e repita a dessoldagem, até dar certo.
  • Só quando todos os pinos estiverem soltos, tire o componente da placa com cuidado. Especialmente no caso de circuitos integrados, basta um dos pinos estar preso que não irá sair ou, se sair, levará junto a ilha.

Antes de tudo, tenha muita paciência. Normalmente eu tento remover o máximo de solda na primeira tentativa e depois deixo de lado, para fazer outra coisa para desestressar. Depois de algum tempo (em outro dia, se for o caso) eu retomo o trabalho de dessoldagem.

Se conselho fosse bom, seria vendido, não dado. Mas espero que algumas das dicas sejam úteis para quem for se aventurar nesta atividade. Recomendo ainda que pratique com alguma placa sem utilidade, até ganhar experiência. 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Preciso de um artigo "filmagem de pobre". :-D
      Sério, não me dou muito bem em filmagens.

      Excluir
  2. Eu gosto de usar malha para dessoldagem. Funciona muito bem. Tem umas malhas próprias para isso, vendidas em carretel.

    []s
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com vontade de experimentar. Quem sabe futuramente eu compre para ver. Valeu pela dica.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.