quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

TK95: manutenção e mod de A/V

Apesar do TK95 que apresentei anteriormente funcionar bem, um equipamento antigo requer alguma manutenção. O mínimo a se fazer é trocar todos os capacitores eletrolíticos, pois são os componentes com a menor vida útil. 


Advertência: aqui estou relatando os procedimentos que adotei, mas não estou aconselhando ninguém a fazer o mesmo. Por favor, leia as advertências antes de fazer qualquer coisa baseado nas informações deste blog.

Os motivos de trocar-se os capacitores eletrolíticos estão neste artigo gentilmente hospedado no site do Victor Trucco. Não são muitos capacitores deste tipo na placa do TK95: 


Neste equipamento em particular eram todos da Siemens, com capa plástica alaranjada. Existe mais um oculto sob a blindagem do modulador de RF.

Existe um motivo particularmente importante para essa troca, que é a inversão da polaridade do C1:


Por incrível que pareça, a Microdigital cometeu um erro sério de inserir este capacitor (o da direita na foto) com polaridade invertida; até o silk screen está errado. Portato este capacitor deve ser substituído e colocado um novo com polaridade contrária ao impresso na placa. O invólucro do dito cujo está bastante estufado, como dá para perceber na foto, não sei como não estourou.

Substituí todos os capacitores eletrolíticos da placa e, de quebra, aproveitei para fazer a mod de A/V. Desta vez experimentei a abordagem do Wesley com BC548 mas, ao invés de ligar o fio que vem do coletor do transistor para +9 V não regulada, conectei ao catodo de um diodo 1N4148, e este à linha de +12 V. Na prática, dá na mesma.

A placa ficou assim:


(o brinde da Saber Eletrônica resolveu dar o ar da graça na foto).

A imagem do emulador gerador de RF não era de todo ruim, porém apresentava faixas avermelhadas e esverdeadas que corriam obliquamente na tela:


Depois da mod, ficou excelente:


As imperfeições devem-se aos artefatos produzidos pela máquina fotográfica, foi difícil obter imagens aceitáveis. Com este teste, aprovo a mod proposta por Wesley, que dá excelentes resultados.

Outras modificações menores foram a substituição do resistor de 220 Ω por 150 Ω para aumentar o brilho do LED, e seu isolamento com macarrão termo-contrátil.

2 comentários:

  1. Caramba ! Eu não sabia que tinha Fãns do TK 90. Eu comecei com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Roberto. E é uma comunidade bastante ativa! Um abraço.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.